logo

Ação do Juizado Volante Ambiental em Cáceres resulta em apreensão de pescado irregular


Por Jaconias Neto

Ação do Juizado Volante Ambiental em Cáceres resulta em apreensão de pescado irregular

Uma equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cáceres realizava nesta quinta-feira (03/04), um patrulhamento fluvial no Rio Paraguai, nas proximidades de Passagem Velha, onde avistou dois indivíduos em uma canoa praticando pesca. Ao perceberem a presença da equipe, os homens tentaram esconder algo na mata.

Os agentes do Juvam abordaram os suspeitos e, durante a entrevista, um deles, afirmou que estava pescando desde domingo e que acampava próximo ao local da abordagem. Em checagem ao acampamento, os agentes encontraram cinco exemplares da espécie pacu, sete piranhas e um bagre acondicionados em uma caixa de isopor.

Embora pescador apresentasse uma carteira de pescador profissional, a guia de pesca não estava preenchida, impossibilitando a confirmação da data de início da atividade pesqueira. Questionado sobre o que havia escondido na mata, o pescador negou ter realizado qualquer ocultação. Contudo, uma busca no local resultou na localização de quatro exemplares adicionais da espécie pacu, sendo três deles fora das medidas permitidas por lei.

O total do pescado apreendido, totalizou 17,852 kg, além de uma vara de pesca e um molinete. Todo o material apreendido, incluindo o pescado, está sob a responsabilidade do Juizado Volante Ambiental de Cáceres, à espera da perícia para que as providências cabíveis sejam tomadas.

A equipe do Juvam também entrou com a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Cáceres, para que sejam elaborados os autos administrativos pertinentes ao caso.