logo

Fiemt planeja implantar Espaço Indústria em Pontes e Lacerda


O projeto de extensão da Casa da Indústria de Cáceres tem parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Laceras (Acepel) e deverá ser inaugurado em 2025

Por Jaconias Neto

Fiemt planeja implantar Espaço Indústria em Pontes e Lacerda

Em uma estratégia que promove o desenvolvimento industrial da região Sudoeste do estado, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda (Acepel), estão discutindo a implantação do Espaço Indústria, uma extensão da Casa da Indústria de Cáceres.

O projeto, que deve ser concretizado em 2025, visa atender à crescente demanda de mais de 170 indústrias locais, consolidando Pontes e Lacerda como um polo industrial em desenvolvimento na região.

A iniciativa foi discutida em uma reunião técnica realizada na terça-feira (22) entre a Fiemt e o presidente da Acepel, Eridson Vieira, destacando o compromisso da federação com o desenvolvimento sustentável e econômico da região.

“A indústria é uma grande indutora do crescimento econômico do estado, e é missão da Fiemt promover o desenvolvimento industrial sustentável mato-grossense. Estender nossa atuação para Pontes e Lacerda é um desejo antigo, e por meio do trabalho do presidente da Fiemt, Silvio Rangel, estamos evoluindo nesta pauta”, destacou o vice-presidente da Fiemt, Heloizo Motta, que enxerga o projeto como um marco na história do município.

Segundo a superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, o Espaço Indústria de Pontes e Lacerda funcionará como um hub, oferecendo suporte técnico e promovendo o desenvolvimento das empresas locais. “Aqui em Pontes e Lacerda já temos cerca de 200 indústrias, que empregam cerca de 1500 funcionários, e precisam do apoio da Fiemt. Estamos em fase de estudo para garantir a previsão do projeto, que contará com a participação ativa de nossos sindicatos e parceiros regionais”, afirmou Fernanda.

Com mais de 30 anos de atuação em Pontes e Lacerda, a Acepel deverá ceder o espaço físico para abrigar o espaço dedico a Fiemt. “Estamos comprometidos em criar condições para que o Espaço Indústria se torne uma realidade. O setor industrial lacerdense está crescendo e a Acepel está, juntamente com a Fiemt, promovendo a representação e dando o apoio necessário para esses empresários.”, finalizou Eridson Vieira, presidente da Acepel.

Para o presidente do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sinduscon Sudoeste), José Providência, o Espaço Indústria em Pontes e Lacerda deverá seguir o mesmo modelo de atuação da Casa da Indústria de Cáceres, que oferece diversos serviços como cursos, palestras e consultorias, voltados para a melhoria da competitividade e inovação nas indústrias. “Será uma oportunidade única para fortalecer o setor e preparar o caminho para o futuro industrial de Pontes e Lacerda”, afirmou.

A expectativa é que o Espaço Indústria gere impactos significativos, fomentando a geração de empregos, a capacitação da força de trabalho e a atração de novos investimentos para o município.