Fuzil, pistola e mercúrio são apreendidos em Operação no Sararé


Por Redação

Fuzil, pistola e mercúrio são apreendidos em Operação no Sararé

Uma ação integrada da Força Nacional, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de um arsenal de armas, munições e mercúrio durante a Operação de Desintrusão da Terra Indígena Sararé, na região de Conquista D’Oeste. A ação ocorreu durante está terça-feira (28). 

De acordo com informações das forças de segurança, as equipes receberam denúncias de que garimpeiros continuavam atuando ilegalmente em uma área da Terra Indígena Sararé. Diante das informações, os agentes se deslocaram até o local para averiguação.

Ao chegarem à região, os policiais avistaram uma caminhonete ocupada por suspeitos que, ao perceberem a aproximação das viaturas, tentaram fugir. Após acompanhamento, as equipes conseguiram abordar os envolvidos.

Durante a ação, dois suspeitos foram presos. Com eles, foram apreendidos um fuzil calibre 5.56, uma pistola, carregadores alongados, diversas munições e mercúrio, substância utilizada na extração ilegal de ouro e considerada altamente nociva ao meio ambiente.

Segundo as equipes, os dois detidos assumiram a posse do armamento apreendido. Eles foram encaminhados, juntamente com todo o material recolhido, à Delegacia da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, que dará continuidade às investigações.

Após consulta aos sistemas de segurança pública, foi constatado que os dois suspeitos não possuem passagens criminais registradas.

A operação faz parte das ações de desintrusão realizadas pelo Governo Federal na Terra Indígena Sararé para combater o garimpo ilegal. 

Nos últimos dias, durante outras fases da operação, as equipes também localizaram e inutilizaram três máquinas utilizadas na atividade clandestina, reforçando o cerco contra a exploração ilegal de minério na região.

A ocorrência desta terça-feira segue em andamento, e a Polícia Civil apura a possível participação dos presos em crimes relacionados ao garimpo ilegal e à posse de armamento de uso restrito.