O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) prendeu três pessoas com diversos materiais para laboratório de refino clandestino de drogas, armas e rádio comunicadores, em Vila Bela da Santíssima Trindade. Além disso, também recuperou um veículo D-20, em Porto Esperidião (325 km a Oeste de Cuiabá). As ocorrências ocorreram no sábado (19.09).
Durante patrulhamento pela rodovia MT-199, em Vila Bela da santíssima Trindade, por volta das 19h, os policiais do Gefron avistaram um Fiat Uno de cor branca, com dois ocupantes trafegando sentido Bolívia/Brasil. Na abordagem veicular foi encontrado um rádio transmissor, geralmente utilizado em veículos batedores, para avisar se há policiamento em determinado local.
No mesmo instante, um veículo VW Gol de cor branca empreendeu fuga sentido à Bolívia, e foi acompanhado pelos policiais. Chegando em uma área rural do município, a equipe do Gefron conseguiu abordar o veículo e encontrar os suspeitos que haviam fugido na região de mata.
Após questionamento dos policiais aos suspeitos do Uno e do Gol, ambos responderam que receberiam dinheiro para levar os dois veículos batedores com os materiais utilizados para o preparo da droga a um laboratório de refino clandestino.
Os policiais apreenderam, além dos dois carros, mais um rádio comunicador; dois carregadores de fuzil; um carregador de 9 milímetros; uma pistola Smith e Wesson; quatro cápsulas de 9 milímetros, sendo uma intacta e três deflagradas; três munições intactas; 306 recipientes para moldar droga; 0,26 gramas de substância análoga a maconha; 25 quilos de féculas de mandioca ou amido de mandioca; 27 sacos utilizados para transportar drogas; uma balança de precisão; um botijão de gás; caldeirão; fogareiro, entre outros.
Com base nos fatos, os suspeitos receberam voz de prisão por tráfico internacional de drogas e a ação resultou ao crime o prejuízo de R$ 57.168, 85. Os três, juntamente com os materiais apreendidos, foram encaminhados para a Delegacia Especial de Fronteira (Defron), na cidade de Cáceres, para demais providenciais.
Os conduzidos também possuíam passagens criminais por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, influência de álcool ou de outra substancia psicoativa, dirigir veículo automotor em via pública sem a devida permissão para dirigir ou habilitação, além de desobedecer a ordem legal de funcionário público, opor-se a execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionários competente para executa-lo ou a quem esteja prestando auxilio e por falsificação de documentos.
No mesmo dia, por volta das 11h30, na estrada vicinal Vila Cardoso, em Porto Espiridião, uma equipe policial avistou um veículo D-20 de cor branca com as portas abertas e sem ocupantes. Foi realizada a abordagem veicular e ao checar o veículo via base Gefron, os policiais constataram ser produto de roubo e furto ocasionado no município de Indiavaí (MT).
Buscas pelo local foram feitas, mas nenhum suspeito foi encontrado. O prejuízo ao crime resultou em R$ 40.265 mil. O veículo foi recuperado e encaminhado para a Defron para providências cabíveis.