logo

Polícia Civil cumpre buscas em Rondonópolis em investigação sobre homicídio de jovem


Por Jaconias Neto

Polícia Civil cumpre buscas em Rondonópolis em investigação sobre homicídio de jovem

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (3.2), a Operação Persevero para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão domiciliar nas investigações que apuram o homicídio de um jovem, ocorrido em abril de 2025, em Rondonópolis.

As ordens judiciais foram expedidas pela Primeira Vara Criminal de Rondonópolis com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil, por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Homicídio e encontro de cadáver

A vítima, de 23 anos, desapareceu no dia 23 de abril de 2025. Seu corpo foi localizado, três meses depois, no dia 23 de julho, enterrado na região conhecida como Morro do Gavião.

As investigações apontaram que a vítima era usuária de entorpecentes e possuía dívida relacionada ao tráfico e que em razão do débito, teve sua morte decretada por integrantes de facção criminosa. Dias antes de ser morto, o jovem já havia sido submetido a um “salve”, prática de violência imposta pelo grupo criminoso.


Busca e apreensão

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros Vila Rica, Rosa Bororo, Padre Lothar e Jardim Nova Era, com o objetivo de coletar dados que auxiliem no completo esclarecimento do crime.

Durante as diligências, os policiais civis apreenderam diversos aparelhos de telefonia celular, duas motocicletas e cigarros contrabandeados. Em uma residência localizada no bairro Jardim Nova Era, foram encontradas porções de maconha, uma balança de precisão e quantia em dinheiro.

No local, um homem de 26 anos e sua companheira, de 31 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O suspeito já possui passagens criminais pelos delitos de tráfico de drogas e roubo. Os presos foram levados à delegacia, onde foram interrogados e tiveram os autos lavrados em flagrante, antes de serem encaminhados à Justiça.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a dinâmica dos fatos, aguardando-se, inclusive, o resultado da perícia dos materiais apreendidos.