logo

Polícia Militar aumenta prisões por tráfico de drogas e captura de foragidos em Mato Grosso


Dados apontam crescimento das ações em 2025 após implantação da Operação Tolerância Zero

Por Jaconias Neto

Polícia Militar aumenta prisões por tráfico de drogas e captura de foragidos em Mato Grosso

A Polícia Militar de Mato Grosso registrou aumento significativo no número de prisões em 2025, com crescimento de 29,8% nas detenções por crimes relacionados ao tráfico e uso ilícito de drogas e de 23% na condução de foragidos da Justiça em todo o Estado.

Ao longo do ano, mais de 39,5 mil pessoas foram conduzidas durante ações de policiamento ostensivo. Desse total, 11,4 mil foram presas em flagrante, representando um aumento de 9,2% em comparação com o mesmo período de 2024, quando cerca de 10,4 mil pessoas foram detidas.

Os dados foram divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar (Spoe-PMMT) e consideram o desempenho da corporação em 2025, após a implantação da Operação Tolerância Zero, em comparação ao período anterior ao programa do Governo do Estado.

Entre as prisões em flagrante, 3,8 mil ocorreram por crimes de tráfico de drogas, número superior às 2,9 mil registradas em 2024. Já as conduções de pessoas com mandados de prisão em aberto subiram de 2,7 mil para mais de 3,3 mil no mesmo período. Esse total inclui foragidos da Justiça, tanto condenados quanto investigados com prisão preventiva decretada.

O comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo, destacou que o aumento das prisões de foragidos está diretamente ligado à ampliação da produtividade operacional e ao apoio da população por meio dos canais oficiais de denúncia.

“Para localizar foragidos, muitas vezes de outros Estados, contamos com integração entre forças de segurança, setores de inteligência, câmeras do programa Vigia Mais MT e outras ferramentas tecnológicas. Além disso, a colaboração da população, por meio do 190 e do disque-denúncia, é fundamental para alcançar esses resultados”, afirmou.

O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou que o crescimento das prisões por tráfico de drogas reflete os investimentos do Governo do Estado na segurança pública e a execução do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas.

“Os investimentos em armamentos e equipamentos modernos ampliaram o poder operacional da Polícia Militar. Aliados às abordagens, checagens e ao trabalho integrado entre as forças de segurança, esses fatores resultam em mais prisões, retirada de entorpecentes das ruas e mais segurança para a população mato-grossense”, destacou o comandante.