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Prefeitura não repassa verba e Hospital Vale do Guaporé pode suspender atendimento ao público


Prefeitura não repassa verba e Hospital Vale do Guaporé pode suspender atendimento ao público

A administradora do Hospital Vale do Guaporé, Thiara Albuquerque, informou em uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (24/08), que devido à falta de repasse pela Prefeitura, poderá suspender o atendimento ao público.

Segundo Thiara, o hospital teve que assumir responsabilidades finaceiras para realizar o atendimento ao público devido a pandemia do novo coronavírus. Tal ação alavancou os custos do hospital. Exemplo disto, a administradora ressalta que eles gastavam cerca de R$ 25 mil com oxigênio por mês, entretanto, passaram a gastar cerca de R$ 160 mil.

“Exames e medicamentos que precisamos comprar para realizar o atendimento dos pacientes, muitas vezes não estão dentro do contrato. Sabemos que eles são indispensáveis ao diagnóstico e tratamento do novo coronavírus. Outro problema que estamos enfrentando é o alto preço em medicamentos”.

O contrato da Prefeitura Municipal com o Hospital Vale do Guaporé é no valor de quase R$ 250 mil e comtempla 2.062 procedimentos para a população de Pontes e Lacerda. O Hospital tem realizado uma média de 5.100 dentro do pronto-atendimento. De acordo com o valor de cada procedimento descrito no contrato, o Executivo deveria repassar ao Hospital uma média de R$ 735 mil.

“Precisamos informar a população que o Hospital Vale do Guaporé é um prestador de serviço e nós estamos disponíveis para atender o município. Vamos tomar postura e iremos atender somente aquilo que fomos contratados. O Executivo deve apenas contratar o serviço”, afirmou a administradora.

De acordo com o vereador Maxsuel Guimarães, o repasse realmente é insuficiente para que o atendimento continue sendo realizado.

“O Hospital protocolou um oficio no dia 02 de julho solicitando revisão de contrato, posteriormente recebeu uma negativa do Executivo alegando que não há a possibilidade de revisão”, informou o vereador.

Toda essa reclamação já foi encaminhada ao Ministério Público.