Por Bruno Dobriunei
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa na tarde desta sexta-feira (6), no Km 7 da BR-174B, em Pontes e Lacerda/MT. Durante uma ronda ostensiva, os agentes abordaram um veículo Mmc/L200 que trafegava com uma lona mal colocada na carroceria, apresentando risco à segurança de terceiros.
Ao iniciar a fiscalização, foram encontrados vários galões azuis contendo aproximadamente 1000 litros de óleo diesel (S500) e 100 litros de gasolina. O condutor informou que transportava o material sem nota fiscal e que havia sido contratado para levar a carga até o garimpo Sararé, em troca de R$ 800. Ele afirmou não ser o proprietário do veículo nem ter conhecimento pleno sobre o conteúdo transportado.
Uma fiscalização mais detalhada revelou irregularidades relacionadas ao transporte de produtos perigosos e resultou na apreensão de 75 ml de mercúrio (1,05 kg). Além disso, na carroceria do veículo foram encontradas 150 munições, distribuídas em três caixas:
• 50 munições calibre 9mm (CBC/Brasil);
• 50 munições calibre .45 (CBC/Brasil);
• 50 munições calibre .38 (CBC/Brasil).
O condutor admitiu que estava ciente do transporte de todos os itens e que sua função era realizar o frete.
Infrações identificadas
Diante das circunstâncias, o motorista foi detido e os seguintes crimes foram registrados:
• Transporte de produtos perigosos sem as devidas licenças (combustíveis e mercúrio);
• Porte ilegal de munições de uso permitido.
Todos os materiais e o veículo foram apreendidos para procedimentos legais, e o condutor foi encaminhado à delegacia para as devidas providências. A PRF reforça a importância das fiscalizações como medida para garantir a segurança nas rodovias e combater práticas ilícitas.