Por Redação
Infelizmente, contra fatos não há argumentos. A precariedade do atendimento de alguns médicos e de serviços prestados pelo Hospital, como radiologia, tem manchado a imagem da Santa Casa naquilo que é a principal razão de ser daquele Hospital: o atendimento digno.
Hoje se fala em atendimento humanizado – como se antes o Hospital não atendesse pessoas – mas a falta de atenção para os pacientes chega a ser constrangedora.
Sempre que a Santa Casa recebe críticas – e elas são costumeiras – procura-se poupar os profissionais da saúde, sob as mais variadas alegações.
Mas a “ferida do mau atendimento” tem que ser exposta sob pena de atingir servidores que se esmeram em atender com esmero e dedicação.
Desvendando os problemas
Logicamente que grande parte dos problemas do Hospital é financeiro. A Prefeitura de Pontes e Lacerda, por exemplo, não paga ao Hospital o valor dos atendimentos excedidos no contrato com a Santa Casa. E o Hospital dá calote em fornecedores, não recolhe impostos e nem cumpre com as obrigações trabalhistas.
Mas outros problemas o Hospital pode enfrentar e divulgar para a população, sempre que houver dificuldades. Que é o atendimento.
Regulação, um dos gargalos
Os pacientes internados que precisam ser transferidos para outros hospitais devem ser “regulados” através de uma Central de Regulação Estadual. E aí está um dos grandes problemas. Logicamente que, quando é preciso remoção, é porque o paciente está em estado grave. Mas há casos que essa “Central” demora vários dias, chega a semana, para definir para qual hospital será o paciente encaminhado.
A saída, para quem é mais ativo e não se resigna com a demora ou falta de ação, é pedir socorro à Justiça. Só assim para ser atendido mais rápido.
Plantonistas que não fazem plantão
Outra situação apontada por pacientes é quantos aos plantões de médicos e de outros serviços. Ainda existem casos de médicos e prestadores de serviços que fazem plantão “em casa”. Por isso a demora no atendimento.
Basta olhar os casos de alguns médicos plantonistas e do serviço de radiologia, por exemplo. Este último, os pacientes são obrigados a esperarem acumular os pedidos dos exames para que o servidor compareça ao hospital, estando ele de plantão.
É papel da administração da Santa Casa elidir esses atendimentos que mancham a imagem do Hospital. Dar transparência e manter os pacientes informados do que está ocorrendo.
Tratar da saúde é, antes de mais nada, dar dignidade e atendimento humanizado a quem se socorre da Santa Casa.