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Se quiser ser atendido com urgência na Santa Casa de Pontes e Lacerda, recorra à Justiça


Reclamações de parentes de pacientes pela falta de informações são costumeiras. Demora no atendimento e queixas sobre plantonistas e regulação também são comuns

Por Redação

Se quiser ser atendido com urgência na Santa Casa de Pontes e Lacerda, recorra à Justiça

Infelizmente, contra fatos não há argumentos. A precariedade do atendimento de alguns médicos e de serviços prestados pelo Hospital, como radiologia, tem manchado a imagem da Santa Casa naquilo que é a principal razão de ser daquele Hospital: o atendimento digno.

Hoje se fala em atendimento humanizado – como se antes o Hospital não atendesse pessoas – mas a falta de atenção para os pacientes chega a ser constrangedora.

Sempre que a Santa Casa recebe críticas – e elas são costumeiras – procura-se poupar os profissionais da saúde, sob as mais variadas alegações.

Mas a “ferida do mau atendimento” tem que ser exposta sob pena de atingir servidores que se esmeram em atender com esmero e dedicação.

Desvendando os problemas

Logicamente que grande parte dos problemas do Hospital é financeiro. A Prefeitura de Pontes e Lacerda, por exemplo, não paga ao Hospital o valor dos atendimentos excedidos no contrato com a Santa Casa. E o Hospital dá calote em fornecedores, não recolhe impostos e nem cumpre com as obrigações trabalhistas.

Mas outros problemas o Hospital pode enfrentar e divulgar para a população, sempre que houver dificuldades. Que é o atendimento.

Regulação, um dos gargalos

Os pacientes internados que precisam ser transferidos para outros hospitais devem ser “regulados” através de uma Central de Regulação Estadual. E aí está um dos grandes problemas. Logicamente que, quando é preciso remoção, é porque o paciente está em estado grave. Mas há casos que essa “Central” demora vários dias, chega a semana, para definir para qual hospital será o paciente encaminhado.

A saída, para quem é mais ativo e não se resigna com a demora ou falta de ação, é pedir socorro à Justiça. Só assim para ser atendido mais rápido.

Plantonistas que não fazem plantão

Outra situação apontada por pacientes é quantos aos plantões de médicos e de outros serviços. Ainda existem casos de médicos e prestadores de serviços que fazem plantão “em casa”. Por isso a demora no atendimento.

Basta olhar os casos de alguns médicos plantonistas e do serviço de radiologia, por exemplo. Este último, os pacientes são obrigados a esperarem acumular os pedidos dos exames para que o servidor compareça ao hospital, estando ele de plantão.

É papel da administração da Santa Casa elidir esses atendimentos que mancham a imagem do Hospital. Dar transparência e manter os pacientes informados do que está ocorrendo.

Tratar da saúde é, antes de mais nada, dar dignidade e atendimento humanizado a quem se socorre da Santa Casa.