Por Jaconias Neto
A prova prática para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deixou de exigir o teste de baliza em alguns estados, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. A medida entrou em vigor nesta semana e antecipa mudanças previstas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Segundo o Detran-SP, as principais alterações são a retirada definitiva da etapa de baliza e a possibilidade de realização da prova em veículos com câmbio automático. No Mato Grosso do Sul, além da exclusão da baliza, houve aumento da pontuação máxima permitida para erros durante o exame.
O trajeto da prova prática não sofreu alterações e continuará avaliando habilidades como conversões à direita e à esquerda, uso correto da seta, realização de paradas em locais permitidos e condução segura do veículo. De acordo com o Detran-SP, as mudanças têm como objetivo simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão.
As alterações fazem parte de uma série de mudanças recentes no processo de obtenção da CNH. Em dezembro do ano passado, o Contran aprovou o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas como requisito para tirar a habilitação.
Com a nova regra, o processo poderá ser iniciado pela internet, por meio do site do Ministério dos Transportes ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Ainda assim, o candidato deverá comparecer presencialmente para a coleta biométrica e a realização do exame médico.
O curso teórico será gratuito e online, com conteúdo digital oferecido pelo governo. Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas. Já as aulas práticas terão carga mínima de duas horas, substituindo a exigência anterior de 20 horas obrigatórias. O candidato poderá treinar tanto em autoescolas quanto com instrutores autônomos credenciados.
Apesar das mudanças na preparação, as provas teórica e prática continuam obrigatórias. O candidato ainda precisará ser aprovado em ambos os exames para obter a CNH.