logo

“Suor do produtor precisa ser respeitado”, afirma deputado Moretto em reunião da Associação Campos do Guaporé


“Suor do produtor precisa ser respeitado”, afirma deputado Moretto em reunião da Associação Campos do Guaporé

O deputado Valmir Moretto (Republicanos) participou, na sexta-feira (27), de uma reunião convocada pela Associação Campos do Guaporé e Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, na Câmara de Vereadores do município e afirmou que o suor de cada produtor precisa ser respeitado. A fala se refere ao problema relacionado às chamadas áreas úmidas, que podem prejudicar a produção agropecuária e economia da região.

Na reunião foi traçado um histórico sobre o tema e as principais implicações caso as áreas úmidas sejam regulamentadas de forma errada. “Ficou muito claro o que são áreas úmidas e a necessidade do regulamento. Está previsto na lei e nós queremos construir esse regulamento para dar segurança a quem produz. Precisamos dar valor às pessoas que derramam suor para construir esse país”.

ENTENDA

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau) recomenda a proibição de atividades agrícolas e de pecuária nas regiões com essa classificação ecológica. Dessa forma, toda produção agropecuária das regiões do Araguaia e do Vale do Guaporé, em Mato Grosso, estão sendo afetadas pelo impasse.

A orientação é necessária para que se cumpra com o acordo internacional firmado na Convenção de Ramsar, onde o Brasil é signatário desde 2002. A principal preocupação é de que a economia de vários municípios entre em colapso, caso as atividades sejam proibidas em definitivo.

A presidente da Associação Campos do Guaporé, Therezinha Helena (Teca), afirmou que a reunião foi produtiva. “Fiquei muito feliz com a reunião. Os políticos estão empenhados em nos ajudar em relação a esse problema, que é muito sério. Os produtores precisam ficar atentos e a união é importante que fazer a diferença”.

Xisto Bueno, diretor executivo do Fórum Agro MT – que é composto pelas entidades Famato, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat – ressaltou o empenho do deputado Moretto em resolver a questão.

“O Deputado Valmir Moretto se mostrou muito preocupado com essas questões relacionadas ao produtor, principalmente no que tange a região Oeste. Estamos trabalhando muito para resolver o problema das áreas úmidas. Existe um trabalho conjunto entre o Fórum Agro e a Assembleia Legislativa, onde um dos principais atores é o deputado Valmir Moretto”, afirma Xisto.

Além do deputado Valmir Moretto, Associação Campos do Guaporé, Sindicato Rural de Pontes e Lacerda e Fórum Agro MT, também estiveram presentes: Famato; suplente de senador Zé Lacerda com o chefe de gabinete do senador Carlos Fávaro, Irajá; Prefeito de Pontes e Lacerda Alcino Barcelos; prefeito eleito em Vila Bela Dr. André; deputado estadual Dr. Gimenez; produtores e lideranças locais.

 

 

 

Fonte Assessoria