logo

Fogo no MT: incêndio atinge 'casa das onças' no Pantanal


Por Redação

Fogo no MT: incêndio atinge 'casa das onças' no Pantanal

Gustavo Figueirôa / Instituto SOS Pantanal

O Parque Estadual Encontro das Águas, localizado ao sul do Mato Grosso, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, completou uma semana em chamas nesta segunda-feira (13), segundo informações de pesquisadores do local e do Instituto SOS Pantanal.

Após um incêndio que começou no início do mês de outubro, a reserva voltou a pegar fogo no dia 6 de novembro e até a publicação desta reportagem não foi controlado. Estimativas da plataforma do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da UFRJ indicam que, no acumulado de focos do ano, 34% do parque foi queimado, totalizando 37,2 mil hectares.


Na média mensal, o total de área queimada em outubro (21.025 hectares) foi quase 5 vezes maior que a média histórica (4.520 hectares). É a pior crise do parque na série histórica, depois de 2020, quando a mesma região teve mais de 90% da área atingida pelo fogo.

De acordo com a veterinária do Projeto Jaguar Identification, Helena Aimée, havia cerca de 30 bombeiros espalhados na região do parque até a semana passada. Segundo a veterinária, a área de proteção não possui plano de manejo contra incêndios. Helena estuda o comportamento das onças-pintadas na região de Porto Jofre.

Local que abriga a maior densidade de onças-pintadas do mundo, o parque é cortado pela Transpantaneira e é lugar de uma rica diversidade de vida selvagem, ponto de encontro de turistas e pesquisadores do mundo todo. O Terra da Gente, durante uma expedição nesta região, encontrou onze onças. Com informações g1