window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-Y9RM7GD3T4');
Por Correio Digital MT
O Governo de Mato Grosso está executando o asfaltamento de 12 quilômetros da MT-473, no município de Nova Lacerda, região Oeste do Estado. A obra, orçada em R$ 163,3 milhões, é considerada um dos maiores desafios de engenharia da região e terá impacto direto na logística estadual, integrando o Vale do Guaporé e o Chapadão do Parecis.
O trecho em obras, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), passa pela Serra do Uirapuru, área de difícil acesso e com tráfego comprometido durante o período chuvoso. No último fim de semana, os trabalhos avançaram com detonações controladas de rochas.
Apesar da curta extensão, a pavimentação é estratégica, já que a MT-473 fará a ligação de Nova Lacerda à MT-388, que dá acesso ao município de Campos de Júlio. O novo trajeto vai encurtar distâncias entre cidades do Chapadão do Parecis e a BR-174, reduzindo custos logísticos e facilitando o escoamento da produção agrícola.
A obra também deve baratear o transporte de calcário produzido em Cáceres, insumo essencial para a agricultura, beneficiando municípios do Parecis, que concentram parte da maior produção agrícola do Estado.
“O asfaltamento da MT-473 tem um impacto enorme para a logística do Estado. Há muitos anos, a região aguardava por uma solução para esse trecho, por conta das dificuldades de acesso. Hoje, estamos tornando realidade uma demanda histórica”, destacou o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
Paralelamente, o Governo já concluiu a pavimentação de mais de 40 km da MT-388, em Campos de Júlio, consolidando um novo corredor de transporte para a produção agropecuária.