Por Jaconias Neto
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta segunda-feira (8) o Programa Captura, iniciativa voltada à localização e prisão de criminosos considerados de alta periculosidade em todo o país. O objetivo é agilizar o cumprimento de mandados estratégicos para o enfrentamento de organizações criminosas e a redução da criminalidade violenta.
Entre os alvos divulgados na primeira lista, oito são de Mato Grosso, segundo o Ministério.
Um dos procurados é Raffael Amorim de Brito, foragido desde 2024. Ele é apontado pelas autoridades como suspeito de assassinar o sargento da Polícia Militar Odenil Alvez Pedroso, que foi morto a tiros na porta de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Cuiabá. As investigações indicam que ele estaria escondido em uma comunidade no Rio de Janeiro com apoio de uma facção criminosa.
Outro nome na lista é Jonas Souza Gonçalves Júnior, conhecido como “Batman”, apontado pelas forças de segurança como liderança do Comando Vermelho em Mato Grosso.
Também está foragido Gilmar Reis da Silva, o “Vovozona”, que fugiu em 2023 do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
Brhendow Olliom Bispo Moreira – “Bocão”
Gilmar Reis da Silva – “Vovozona”
Jonas Souza Gonçalves Júnior – “Batman”
Rafael Amorim de Brito
Leonardo Dias de Araújo – “Gibi”
Marítssa Ingridy da Silva – “Jheny”, “Maribomba” ou “Rapunzel”
Pedro César de Jesus – “Azulão”
Tiago Teixeira da Silva
O Programa Captura faz parte das ações do governo federal para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado e ampliar a cooperação entre forças policiais estaduais e federais.