logo

Movimento do Comércio de Pontes e Lacerda cai 25,8% em junho, aponta Associação Comercial


Movimento do Comércio de Pontes e Lacerda cai 25,8% em junho, aponta Associação Comercial

A Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda – ACEPL – passa a divulgar, a partir deste mês, o Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo no município.

Os números mostram que o movimento comercial cedeu 25,8% em junho na comparação mensal com o mês de maio, de acordo com dados apurados pela Boa Vista Serviços, praticamente o mesmo percentual apurado a nível nacional, que foi de 26%.

De abril para maio – início da apuração dos dados – quando começou a sentir efetivamente o reflexo da atual crise sanitária, o indicador registrou um crescimento de 15,35%, que pode ser atribuído a possível recuperação em relação a março, início da pandemia, sob o reflexo de um mercado de trabalho bastante fragilizado e com fraco crescimento da renda, fatores que estão sendo duramente impactados pelos efeitos das restrições pela pandemia da COVID-19.

Ademais, dadas as adversidades provocadas pela chegada do novo vírus e pelas medidas de isolamento social seguidas parcialmente pela população, há uma expectativa de piora no emprego e no nível de consumo em 2020. Cenário que aponta para queda da atividade econômica e do movimento do comércio nos próximos meses.

Setores

Como era de se esperar, as atividades de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” e “farmácia” ‘ foram as que evitaram perdas em junho, com variação de 0,1% no mês.

(Fonte: Acepl, com dados da Boavista Serviços)