logo

Polícia Civil deflagra operação de enfrentamento grilagem de terras em Vila Bela da Santíssima Trindade


Por Assessoria

Polícia Civil deflagra operação de enfrentamento grilagem de terras em Vila Bela da Santíssima Trindade

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (15.7), a Operação Lex Terrae – fase 1, com o objetivo de cumprir 12 mandados judiciais de busca e apreensão contra alvos envolvidos em conflitos agrários violentos na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A operação, deflagrada com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, teve como foco o enfrentamento a um histórico conflito fundiário que perdura há mais de duas décadas no município, marcado por episódios graves de violência, incluindo tentativas de homicídio, ameaças armadas, emboscadas, danos qualificados e disputas territoriais sustentadas por força e intimidação.

As terras objeto da disputa já haviam sido objeto de decisão judicial garantindo a posse legítima, mas continuavam sendo alvo de invasões e ações organizadas por grupos armados.

Até o momento, a ação resultou na apreensão de aparelhos celulares, armas de fogo, munições e diversos outros apetrechos, além de duas pessoas presas em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições.

As ordens judiciais foram cumpridas com observância rigorosa dos protocolos legais, incluindo a formalização dos autos de busca, apreensão de arma de fogo e munições e dispositivos eletrônicos (aparelhos celulares). Os procedimentos foram devidamente formalizados, com encaminhamento dos presos à audiência de custódia e o reenvio de materiais à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A mobilização envolveu dezenas de policiais civis que atuaram simultaneamente em diversos endereços estratégicos relacionados aos investigados.

A operação foi coordenada pelo delegado de Vila Bela da Santíssima Trindade, Luiz Roberto Camargo Rodrigues, e contou com o apoio de equipes da região e suporte das Delegacias da Regional de Pontes e Lacerda (Comodoro, Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Campos de Júlio), da Regional de Cáceres (Porto Esperidião, Rio Branco, 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, Mirassol D´Oeste, Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cáceres) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer).

A operação integra um plano estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para enfrentamento à criminalidade fundiária no estado, voltado à pacificação da região, à garantia do cumprimento das decisões judiciais e à preservação da ordem e da segurança pública no campo.