A Operação foi desencadeada na manhã de hoje 17/06/2021, visando cumprir 15 Mandados de Prisão em Santana/AP, Santarém/PA, Cáceres/MT e Pontes e Lacerda/MT, além de 16 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar.
Na cidade de Cáceres, foram cumpridos 04 Mandados de Prisão, sendo dois homens e duas mulheres, bem como, cumprido um Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar na residência dos suspeitos.
*O LÍDER DO GRUPO DO CRIMINOSO ESTÁ RECOLHIDO DENTRO DA CADEIA PÚBLICA DE CÁCERES*, e. conforme apurado, era o responsável por coordenar toda ação criminosa direcionando a forma de agir dentro da Organização Criminosa, instalada na cidade de Cáceres/MT e cidade de Santana/AP . O grupo era na sua maioria composto por membros da família, inclusive a esposa e a genitora do suspeito foram presas durante a Operação “VORAGEM”.
A Operação Policial, fase ostensiva da Investigação, operou em conjunto, de maneira integrada entre a *Delegacia Especial de Fronteira – DEFRON, Polícia Penal de Cáceres, NIMP/AP, Departamento de Polícia do Interior, através das Delegacias de Santana (2DPS, DIJS e DCMS), Depol, Vitória do Jari, Porto Grande e Pedra Branca, Departamento de Polícia da Capital, através da 2º DP do Departamento de Polícia Especializada, através da DRACO, Delegacia de Pontes e Lacerda/MT e Vila Bela da Santíssima Trindade/MT e do Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas da Polícia Civil do Estado do Pará.*
Por sua vez, outros integrantes da ORCRIM eram responsáveis pelo transporte das substâncias entorpecentes de Santarém/PA a Santana/AP, onde eram comercializadas, e, na sua grande maioria eram transportadas através de embarcações.
Após a venda, outros investigados recolhiam os valores auferidos com o tráfico de drogas, incorrendo no crime de lavagem de capitais.
A partir de então, iniciava a lavagem dos valores, ou seja, esse dinheiro era depositado e movimentado em contas bancárias de terceiros, as quais eram indicadas pela liderança, no intuito de dissimular a origem e propriedade dos valores.
No curso da investigação, além da apreensão de substâncias entorpecentes, a Polícia Civil apreendeu R$ 118.770,00 (Cento e Dezoito Mil setecentos e Setenta Reais) em espécie, valores provenientes do tráfico de drogas, fato que ocorreu em 16 de agosto de 2020.
Nesta quinta-feira, ao cumprir mandados de busca e apreensão, os Policiais Civis apreenderam cerca de R$ 23.000,00 (Vinte e Três Mil Reais), uma arma de fogo calibre 38, 15 munições calibre 38, 11 munições calibre 9mm, uma motocicleta, substâncias entorpecentes, bem como, farto material/anotações com movimentações financeiras/contabilidade da Organização Criminosa que servirá para identificar outros suspeitos no decorrer das investigações.
Durante busca domiciliar na residência do líder da Organização Criminosa em Cáceres/MT, foram apreendidas 40 cestas básicas com gêneros alimentícios diversos, conforme apurado, os mantimentos seriam doados para pessoas carentes, momento em que ganharia a simpatia das pessoas fragilizadas, agindo com segundas intenções.
A operação de hoje visa prender os integrantes da OCRIM, os quais, em liberdade, continuavam a vender substâncias entorpecentes e efetuar a lavagem de capitais.
*VORAGEM – Significa “Tudo aquilo que é capaz de destruir com violência”.
Por Jornal Oeste