Por Jaconias Neto
O Governo de Mato quer tornar 31 colégios estaduais em escolas cívico-militares em 2025. Uma consulta pública nas escolas selecionadas está prevista para ocorrer nos dias 25 e 26 de fevereiro.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), as consultas públicas acontecerão em 26 municípios para a modalidade cívico-militar. Os editais de chamamento para a aprovação de conversão foram publicados no Diário Oficial na ultima segunda-feira (17/02).
As consultas, que vão acontecer das 07h às 19h, são direcionadas aos pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados em cada unidade, além dos alunos maiores de 16 anos.
A votação será secreta e os participantes poderão votar sobre a proposta de cada unidade, indicando a opção escolhida entre “Aprovo” e “Não Aprovo”.
O resultado será apresentado após a votação e divulgado através de um comunicado afixado na escola, na Diretoria Regional de Educação, além das redes sociais da Seduc.
Confira a lista das escolas que passarão por consultas:
Atualmente, Mato Grosso tem 28 escolas estaduais em modelo cívico-militar, segundo a Seduc. Dessas, 23 estão sob gestão da Polícia Militar, quatro sob gestão do Corpo de Bombeiros e uma unidade efetivada em 2021, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá.
Em fevereiro do ano passado, o Governo do estado publicou um o decreto que regulamenta a lei de implementação do programa de escolas estaduais cívico militares. A normativa define critérios para a ampliação das escolas militares, com a meta de aumentar de 28 para 50 as unidades.
O Programa Escolas Estaduais Cívico-Militares em Mato Grosso busca promover a integração entre as áreas pedagógica, administrativa e de atividades cívico-militares, informou o governo.
Segundo o governo, o programa deve inovar o modelo de gestão e critérios para a criação de novas unidades, sendo essas alterações responsabilidade da Seduc-MT.