window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-Y9RM7GD3T4');
Por Jaconias Neto
A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico de Imperatriz (DENARC) e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (SENARC), deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Trígono, em ação integrada com forças policiais do Tocantins, Mato Grosso e Pará.
A ofensiva contou com apoio da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, Grupo de Pronto Emprego (GPE), Núcleo de Operações com Cães (NOC), Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), 20ª DP de Tocantinópolis (TO), Delegacia de Pontes e Lacerda (MT) e Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil do Pará.
Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Imperatriz (MA), Davinópolis (MA), São Miguel (TO), Tocantinópolis (TO), Pontes e Lacerda (MT) e Belém (PA).
Fruto de mais de um ano de investigações, a operação desarticulou um grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro, com movimentação financeira estimada em R$ 33 milhões. Segundo a polícia, o bando utilizava empresas de fachada para ocultar a origem ilícita dos valores.
Além das prisões e buscas, a Justiça determinou bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens, incluindo veículos de alto valor. Durante as ações, foram apreendidas sete armas de fogo, 195 munições de calibres diversos, grande quantidade de drogas e insumos, dinheiro em espécie e aparelhos eletrônicos.
Três pessoas foram autuadas em flagrante em Imperatriz — um casal por posse irregular de arma e tráfico de drogas e um homem por posse ilegal de arma de fogo. No Tocantins, uma mulher também foi presa em flagrante por tráfico.
Em um dos imóveis alvo, os policiais localizaram um laboratório de produção de drogas, com equipamentos usados na fabricação de entorpecentes. Em outro endereço, foram encontrados indícios de um desmanche de veículos, levantando suspeita de ligação com roubos e furtos.
No início da tarde, a DENARC localizou e prendeu uma mulher foragida no bairro Vila Redenção, em Imperatriz.
No total, a Operação Trígono resultou em 12 prisões preventivas, 10 buscas e três prisões em flagrante. A Polícia Civil reforça o compromisso no combate ao tráfico de drogas e destaca que denúncias anônimas da população são essenciais para o sucesso das ações.