logo

Principais doenças do inverno: saiba como evitar


Principais doenças do inverno: saiba como evitar

Com a chegada do inverno os problemas respiratórios transmitidos por bactérias, fungos e vírus costumam se intensificar. Isso porque esta estação reduz a imunidade do corpo e com a diminuição da umidade do ar, as mucosas ficam menos umidificadas, facilitando assim a entrada dos vírus.

A baixa umidade do ar resulta em uma maior concentração de poluentes, favorecendo o aparecimento de doenças, e nesse ano a luta também é contra o novo coronavírus.

É perceptivo como o corpo reage às baixas temperaturas. As mãos, pés, nariz e  lábios ficam mais ressecados e os olhos tendem a lacrimejar mais.

Segundo a enfermeira Lislaine de Paula, o consumo de água deve ser no mínimo de dois a três litros  por dia para manter o corpo hidratado nos períodos mais secos do ano.

“Não é tereré, não é suco, refrigerante, é água”, disse.

Segundo Paula, a utilização de soro fisiológico é outra opção para hidratação tanto para pingar dentro do nariz quando para lavar os olhos.

“O soro fisiológico tem uma concentração de 0,9 % de sódio que é a concentração que temos em nosso organismo. Então vamos hidratar com aquilo que nós já temos” explicou.

São comuns no inverno o resfriado, a gripe, a pneumonia ,sinusite, renite, bronquites, asma, alergiaas, entre outros problemas. E agora, o novo coronavírus que pode ser facilmente confundido com uma gripe.

Por isso, estar em ambientes com boa circulação de ar, lavar as mãos, manter as medidas de prevenção e se alimentar bem, é um bom começo.

Ao perceber sintomas como febre, tosse, irritação nos olhos, coceira no nariz e na garganta ou espirros, redobre os cuidados e consulte um médico.